quinta-feira, 26 de abril de 2012

Quanto vale a nossa liberdade? 25 de Abril

Em Portugal o Mês de Abril é sinonimo de Liberdade. Para muitos este dia já não tem tanto simbolismo, porque nasceram depois de 1974. Apesar de não dar-mos o devido valor, todos sentimos a importância da liberdade. Mas existem países da Europa onde ainda se Luta contra o fascismo, ditadura e regimes opressivo.


 Alem dessas lutas, existem também lutas por outras "liberdades", a batalha pelos rendimentos justos e pelo direito ao trabalho continuam.


Ontem comemorou-se o 38º aniversário do "Dia da Liberdade" em Portugal, A Revolução dos Cravos, que em 25 de Abril de 1974 terminou com a Ditadura e Colocou uma Democracia no Regime.
Para assinalar esse dia, Resolvi recuperar um vídeo Publicado Por Boas  Noticias:




O que marcou o Dia de Ontem? 
Chuva não intimida desfile

Esta quarta-feira, a chuva não intimidou a participação de milhares de pessoas no tradicional desfile na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Apesar do mau tempo, a rotunda estava completamente cheia, por volta das 15:30.


Os manifestantes concentrados na rotunda do Marquês de Pombal iniciaram a descida da Avenida liderados por uma chaimite. 
 
Este carro de combate, símbolo da revolução de 1974, seguiu à frente do destile, com uma bandeira nacional e outra do Movimento das Forças Armadas, sob os gritos "o povo unido jamais será vencido" dos manifestantes

Outras comemorações


Também hoje será cumprida a tradição de abrir  os Jardins do Palácio de Belém e de São Bento ao público. Nos jardins do Palácio de Belém, há uma  atuação de mais de uma centena de elementos de seis grupos corais  e etnográficos que vão apresentar o Cante Alentejano.

 
O Museu da Presidência da República também estará aberto a partir das  10:00, enquanto o Palácio de São Bento abrirá as portas às 14:30, com visitas  guiadas e livres, um 'atelier' lúdico-pedagógico para os mais novos e a  actuação, ao final da tarde, do Grupo de Violinos "Os Paganinus", do Conservatório de Setúbal. 
25 de Abril passo a passo

Também a Universidade de Coimbra assinala a "Revolução dos Cravos", numa iniciativa que convida os cidadãos a acompanhar
a revolução tal como se viveu em 1974, oferecendo acesso aos planos militares, documentos, fotos, sons e vídeos, através do Facebook.
 Fonte: Boas Noticias

Escrito por:
Pedro Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário